Por Luiz Mazetto, Macworld Brasil
GRAACC, instituição sem fins lucrativos que atende crianças com câncer, utiliza tablets e games nas unidades de reabilitação e escola móvel.
Um dos gadgets mais vendidos dos últimos tempos, o iPad pode ser utilizado para jogar, ouvir música, ver um filme e até mesmo no apoio a tratamentos médicos. É o que faz o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com câncer) ao utilizar o tablet da Apple como ferramenta de apoio na recuperação de seus pacientes.
Tudo começou em janeiro, quando a organização sem fins lucrativos criada há 20 anos ganhou dois iPads de um grupo de voluntários, que pediu que fosse feito o melhor uso possível dos aparelhos. Assim, a equipe de reabilitação criou ações específicas com o tablet para seus pacientes, que passam dos dois mil anualmente.
“O iPad funciona como um algo a mais na reabilitação física e sensorial dos nossos pacientes”, explica a terapeuta ocupacional da equipe clínica, Walkyria de Almeida Santos, responsável por criar aplicações médicas do iPad no GRAACC.
Segundo ela, os aplicativos mais usados são games e jogos educativos, além de apps médicos específicos. “Usamos os games em pacientes com poucos movimentos, já que o iPad traz um aspecto lúdico em que o paciente brinca e se recupera ao mesmo tempo por meio da movimentação do aparelho, por exemplo, diferente do uso do mouse ou PC convencional”, explica Walkyria, lembrando também que o hospital já usa o Nintendo Wii há algum tempo com finalidades parecidas.
Veja o vídeo abaixo da utilização do iPad pela GRAACC:
Projeto do GRAACC que visa à utilização do iPad para fins terapêuticos.
Este projeto nasceu da parceria entre Brinquedoteca (Patricia Pecoraro e Dora), Equipe Multidisciplinar, Registro Hospitalar GRAACC (Arnaldo Pires), Voluntariado (Caroline) e parceiros externos Spring Films (Betinho e Daniel) e Influência Estúdio Criativo (Rico Machado e Kadu Vassoler).
Nenhum comentário:
Postar um comentário