Nós, que estudamos 5 anos para termos o direito de exercer a Fisioterapia, que nos especializamos para melhor abraçarmos uma área dentro dessa ciência tão complexa, e que ainda lutamos dia após dia por valorização em um país que menospreza seus profissionais de saúde, estamos INDIGNADOS com a cena apresentada em uma das novelas da emissora que se diz forte formadora de opinião. Esperamos que o COFFITO se manifeste e que a emissora se retrate.
1) Fisioterapia só pode ser realizada por Fisioterapeuta. É lei!
2) Não existe "Auxiliar em Fisioterapia". Cursos técnicos foram proibidos há tempos!
3) Não há nada de banal na reabilitação física de quem quer que seja. Todo caso clínico demanda avaliação e acompanhamento sério.
4) O tratamento fisioterapêutico sério não é receita de bolo e nem chega pronto em receita prescrita por qualquer outro profissional.
5) Nós Fisioterapeutas, Enfermeiros, Médicos, Psicólogos e outros profissionais somos parte de uma EQUIPE. Exercemos funções complementares, porém diferentes.
Segue o link com a cena da novela “Morde E Assopra”, exibida dia 31 de agosto de 2011, onde os personagens justificam o exercício ilegal da profissão: (Clique na imagem)
Notas publicadas pelos Conselhos Regionais e pelo Conselho Federal:
COFFITO - Nota de Desagravo à Fisioterapia
CREFITO 10 notificará a Rede Globo
CREFITO 5: Nota de Repúdio à cena veiculada na novela “Morde e Assopra”
CREFITO 2 notifica a Rede Globo por equívoco na novela Morde & Assopra
CREFITO 3 de SP - Ofício à Rede Globo
CREFITO 6: Ofício para a Rede Globo - Novela "Morde e Assopra"
CREFITO 12 em repúdio a cena da novela "Morde e Assopra"
.