Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto
Público alvo: Fisioterapeutas
Objetivo geral: promover a formação de fisioterapeutas por meio de conhecimento atualizado, capacitando-os para incorporar na
prática clínica as teorias e pesquisas correntes sobre assistência fisioterapêutica ao paciente de terapia intensiva.
Coordenação: Joana D’Arc Campos e Silva – CREFITO 16.714-F. Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de
Minas Gerais. Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Especialista em Gestão
de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Coordenadora do Serviço de Fisioterapia do CTI Adulto Santa Casa de Belo Horizonte.
Carga horária: 210 horas-aulas teóricas e 290 horas-aulas práticas.
Duração do curso: 15 meses, com início em 1 de abril de 2011.
Matriz curricular:
Mercado de Saúde – 15 h/a
Ética e Direito em saúde – 15 h/a
Metodologia da pesquisa científica – 15 h/a
Conhecendo a Terapia Intensiva – 15 h/a
Fundamentos da Terapia Intensiva – 15 h/a
Ventilação Mecânica – 15 h/a
Semiologia e Fisiopatologia -15 h/a
Disfunção Hemodinâmica e Métodos Diagnósticos – 15 h/a
Abordagem do Paciente Crítico – 15 h/a
Neurologia no paciente crítico – 15 h/a
Desmame da Ventilação Mecânica – 15 h/a
Farmacologia – 15 h/a
Fisioterapia Cardiovascular – 15 h/a
Gestão Estratégica – 15 h/a
Informações gerais:
Aulas teóricas: periodicidade quinzenal, com aulas às sextas-feiras, de 18:00h às 22:30h e aos sábados, de 8:00h às 12:30h.
Aulas práticas: periodicidade semanal, em regime de plantão, de acordo com a disponibilidade da Clínica.
Investimento: 15 parcelas de R$ 540,00 (R$ 8.100,00)
Para pagamentos a vista serão praticados os seguintes descontos:
10% (dez por cento) para matrículas realizadas até dia 31/01/2011
8% (oito por cento) para matrículas realizadas até dia 11/02/2011
5% (cinco por cento) para matrículas realizadas até dia 25/02/2011
Inscrição e matrícula:
Inscrição: de 03 de janeiro a 23 de março de 2011, exclusivamente pelo site WWW.santacasabh.org.br.
Matrícula: de 03 de janeiro a 25 de março de 2011, de 8:30 às 17:00 horas, no Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP
Documentos: para efetivação de sua matrícula o interessado deverá assinar o contrato de prestação de serviços, fornecido pelo IEP,
apresentando o original e uma cópia dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade,
- CPF,
- Comprovante de residência,
- Comprovante do pagamento da taxa de inscrição,
- Ficha de matrícula (impressa do site),
- 2 fotos 3x4 recentes,
- Curriculum vitae e breve exposição do aluno sobre o seu interesse no curso,
- Cópia da identidade funcional (crachá), quando funcionário,
- Diploma de graduação (cópia autenticada em cartório) ou declaração de conclusão de curso (na apresentação da declaração o interessado deverá assinar um termo de compromisso, fornecido pelo IEP, assegurando a entrega posterior do diploma).
Observações:
O IEP reserva-se o direito de alterar o cronograma do curso e de, eventualmente, substituir algum professor em razão de
imprevistos que fujam ao seu controle, assumindo o compromisso de comunicar previamente o aluno.
O IEP reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja número de matriculados que justifique a sua oferta.
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